terça-feira, 9 de julho de 2013

Workflow entre Revit 2014 e 3ds Max Design 2014

Vantagens deste fluxo de trabalho

- Modelo integrado com a documentação no Revit
- Alterações do modelo e materiais no Revit são atualizadas no 3ds Max através do vínculo do arquivo gerado no Revit (formato RVT ou FBX).
- Biblioteca de materiais integrada (Autodesk Library)
- Mesma engine de renderização: Mental Ray

Formatos de Arquivos do Revit Suportados no 3ds Max

FBX (importação e link)
    Melhor opção, gera arquivos mais leves
RVT (link)


    Disponível a partir da versão 2013 do 3ds Max Design






Suite Workflows

Disponível a partir da versão 2013 da Autodesk Building Design Suite , facilita a exportação do modelo do Revit para o 3ds Max Design e para o Showcase


Exportação no formato FBX a partir do Revit

No Revit acesse R > Export > FBX



Dicas para exportação

- Exporte o FBX a partir da vista 3D desejada
- Oculte elementos do Revit que não utilizará no 3ds Max Design
- Simplifique o modelo do Revit

Criação do diretório de projetono 3ds Max Design

Manage > Set Project Folder




Vinculando o arquivo FBX no 3ds Max Design

No 3ds Max Design acesse Import  >  Link Revit


Selecione o arquivo FBX exportado pelo Revit



Configuração dos Presets

- Selecione a aba Presets
- Selecione a opção desejada e clique em Modify



- Desmarque Lights e marque Auto-Smooth adjacent faces



- Clique em Save e depois em Attach this file



Daylight System

Clique em Yes para confirmar Ajuste de exposição do Daylight System que está sendo criado no 3ds Max Design






Também é possível fazer este ajuste em Render  > Environment


Ajustes de Visualização

Ajuste a visualização da câmera, o 3ds Max cria uma câmera a partir da vista 3D exportada do Revit




Se desejar criar outras câmeras, acesse no menu lateral Create  > Camera




Materiais

Conforme citado anteriormente o 3ds Max Design reconhece os materiais da Autodesk Material Library aplicados no Revit, se desejar mudar os materiais no 3ds Max acesse no menu superior:
Rendering Material Editor  > Compact Material Editor ou Slate Material Editor




Renderização

Ajustada a visualização e os materiais o próximo passo é renderizar as imagens
Os materiais da Autodesk Library são compatível com o Mental Ray, se desejar utilizar outra engine de renderização do 3ds Max Design será necessário aplicar materiais compatíveis com a engine escolhida.

Para configurar o render acesse no menu superior:
Rendering Render Setup




Ajuste a resolução e outros parâmetros desejados e clique em Render para gerar a imagem




Exemplo imagem externa renderizada no 3ds Max Design



Arq. Juliano Coimbra do Nascimento
juliano.coimbra@grapho.com.br

Um comentário:

Renato Domanski disse...

Muito bom, já vem com as texturas aplicadas, isso facilita muito, ótima explicação!